sábado, 28 de novembro de 2009

Ameaças Informáticas

Cá estamos nós para vos dar mais alguma informação sobre as Tecnologias. Desta vez, será sobre os vírus informáticos.




"Vírus" significa doença. Logo, os "vírus informáticos" são as "doenças" dos computadores. Técnicamente, um computador não pode ficar doente mas pode deixar de funcionar correctamente e até perder dados informáticos quando está infectado com vírus.

Um vírus informático é um programa com o objectivo de danificar computadores, sistemas operativos, aplicações informáticas, etc. criado e desenvolvido por programadores. O vírus ao infectar um computador, multiplica-se a si mesmo e espalha-se por todo o computador. O meio de propagação de vírus mais comum é a Internet. Basta clicar no enderenço electrónico (link) errado e ficamos imediatamente infectados. A propagação também pode ser feita por dispositivos USB como pens, mp3, iPods, telemóveis, ... e dispositivos como Bluetooth e Infra-vermelhos.


Os vírus são todos iguais?

Não. Existem vários tipos de vírus: os Boot, os Time Bomb, os Worm, os Trojan, os Hijackers, os Keylogger, ...

O vírus de Boot (vírus de Início) é um programa malicioso que depois de infectar um computador, só começa a danificar o disco rígido do computador quando o computador se iniciar de novo.

O vírus de Time Bomb (vírus de Bomba Relógio) é aquele que está programado para funcionar apenas em certos momentos. Estes momentos são definidos pelo seu criador. Básicamente, o vírus só danificará o computador nos momentos em que está programado para ser activado.

O vírus Worm (vírus Minhoca) é um vírus inofensivo que a sua única função é propagar-se. Os seus criadores, na grande maioria das vezes, só querem que as suas criações sejam conhecidas o mais possível. Hoje em dia, a sua capacidade de propagação é tão grande que consegue espalhar-se através dos e-mails que o computador infectado envia.

Os Trojan são dos vírus mais perigosos que conhecemos. Inicialmente, tinha a função de obter e alterar informações e dados sem que o utilizador do computador desse conta. Hoje em dia, é usado para roubar contas bancárias. Anteriormente, os vírus traziam com eles o Cavalo de Tróia (vírus trojan mais nocivo) porque não tinha a capacidade de se multiplicar e espalhar. Agora, são instalados quando o utilizador faz o download e executa o ficheiro que foi buscar À Internet. Também há casos em que o Cavalo de Tróia se instalou no computador porque o utilizador abriu um e-mail fraudulento. Esta técnica é chamada de phishing (baseada na palavra "fishing" que significa "pescar").

Os Hijackers são vírus que roubam contas da Internet e que as alteram. Não permitem ao dono original as altere de volta, ficando sem as suas contas. Propagam-se através de janelas pop-ups e instalam-se nas barras de ferramentas.

Os Keylogger (Capturador de Teclas) são programas que, quando instalados, gravam as informações das teclas que foram utilizadas do teclado, com a finalidade de roubar senhas bancárias. Os Keyloggers mais avançados conseguem controlar o que o utilizador faz sem que este possa impedi-lo. Para prevenir os Keyloggers, vários sites de bancos, alteraram o sistema de acesso às contas bancárias através da Internet. Fizeram com que o acesso fosse feito através de uma tabela virtual com o teclado. Infelizmente, os criadores de Keyloggers também já desenvolveram o Clicklogger (Capturador de Cliques) que gravam as informações dos cliques efectuados pelo utilizador.

Mas então como é que podemos proteger os nossos computadores dos vírus?
Apesar de não haver uma forma 100% eficaz de ficarmos totalmente protegidos, podemos melhorar a segurança dos nossos computadores e reduzir a probabilidade de serem infectados. Remover vírus do sistema informático sem qualquer programa informático de remoção de vírus é quase impossível. Raramente os profissionais ligados à informática conseguem fazê-lo devido à sua dificuldade. Felizmente, há quem se dedique a programar ferramentas com a função de oferecer aos computadores mais segurança. Essas ferramentas são os Anti-vírus, os Firewalls e os Anti-Spywares.

Os Anti-Vírus, como o seu nome indica, servem para detectar, remover e impedir a re-instalação do vírus existente no computador. É necessário que o Anti-vírus seja actualizado frequentemente pois nova informação sobre vírus é constantemente modificada e, deste modo, o Anti-vírus estará sempre preparado para combater qualquer ameaça de vírus que se tenha apoderado do computador.

Os Firewalls (Barreiras de Fogo), são programas que verificam e vigiam as portas de IP/TCP. Essas portas são a zona de transmissão de informação que é trocada entre Internet e o computador. Visto que a Internet é a principal fonte de vírus, é fundamental ter um bom Firewall para que os vírus não passem para os sistemas informáticos. Os Firewalls conseguem também impedir que os Hackers (pessoas que invadem computadores para conseguir aceder a informação) porque é pelas portas IP/TCP que os Hackers atacam.

Os Anti-Spywares são programas informáticos que lidam com os Spywares (espiões informáticos). Tal como os Anti-vírus, necessitam de ser actualizados constantemente. A grande vantagem do Spyware é que detecta, inactiva e elimina os Spywares. No entanto, não consegue distinguir um spyware de um vírus, o que pode ser um problema, visto que ao "eliminar" um vírus, ele na verdade permanece no sistema, apenas desaparece da lista de spywares detectados pelo Anti-Spyware. Isto faz com que fiquemos com a sensação de que nos livrámos de um spyware enquanto que na verdade estamos infectados com um vírus.


Agora vamos a um pouco de História:

O primeiro vírus foi criado em 1983 por Lan Eidelmen. Eidelmen, pretendia mostrar que os computadores eram frágeis no que dizia respeito à segurança informática. Nesta altura, era impensável que intrusões nos sistemas informáticos podessem realmente existir. Este vírus, não era malicioso só se instalava em várias partes do sistema do computador.

Em 1986, nasceu o primeiro vírus informático malicioso. Era denominado por Brain (cérebro). O Brain danificava o disco-rígido do computador, cada vez que este era ligado. A sua propagação era efectada através de uma disquete que continha o vírus.


Qual a diferença entre Hackers e Crackers?

Estes dois conceitos são, muitas vezes, encarados como sinónimos. Apesar de serem bastante parecidos, há diferenças entre eles. Os Hackers roubam passwords (palavras-chave), contas electrónicas (e-mail, blogues, jogos on-line, etc). Os Hackers não têm intenção de prejudicar os verdadeiros donos dessas contas, apesar de o fazerem. Fazem-no porque obtêm prazer ao descobrir falhas nos sistemas de segurança informáticos.

Os Crackers são bem mais perigosos que os Hackers. São considerados criminosos de alto risco. Conseguem extorquir dinheiro e fazer chantagem com as suas vítimas porque, quando entraram nos seus computadores, tiveram acesso a contas bancárias e a informação pessoal e confidencial que usam para chantagear as vítimas e extorquir as posses delas.

Os Hackers odeiam ser confundidos por Crackers, por isso, tenham cuidado e não ofendam um Hacker porque podem ser as próximas vítimas dele. ;)



Curiosidades:

Até 1995 - 5.000 vírus conhecidos;
Até 1999 - 20.500 vírus conhecidos;
Até 2000 - 49.000 vírus conhecidos;
Até 2001 - 58.000 vírus conhecidos;
Até 2005 - 75.000 vírus conhecidos;
Até 2007 - 200.000 vírus conhecidos;
Até Novembro de 2008 - Mais de 530.000 vírus conhecidos;
Até Março de 2009 - Mais 630.000 vírus conhecidos.




Posto isto, até para a semana!

sábado, 21 de novembro de 2009

Computadores

Olá:)! Hoje vamos falar sobre a evolução dos computadores.

Sabias que o primeiro computador ocupava um prédio inteiro?
Chamava-se ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) e foi criado durante a 2ª Guerra mundial para ajudar nos cálculos de precisão necessários para a balística.

O ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) preenchia esta sala, incomparável com os miniaturizados e mais potentes computadores actuais.

O ENIAC baseava a sua estrutura nos avanços científicos já anteriormente desenvolvidos, como as máquinas de cálculos matemáticos e as calculadoras mecânicas. Foi construído com 17 468 tubos de vácuo, 70 000 resistências, 10 000 condensadores, 1 500 relés e 6 000 interruptores, pesava 30 toneladas e consumia 200 000 watts de potênciaEm operação produzia tanto calor que era necessário um sistema de ar forçado para arrefecimento. Era tão grande que tinha de ser disposto em U com três painéis sobre rodas, para que os operadores se pudessem mover a volta dele.

Com o ENIAC, os complexos cálculos de balística passaram a realizar–se nuns alucinantes 30 segundos, enquanto que as calculadoras manuais que até aí se usavam demorava 12 horas até se obter o mesmo resultado.
O centro de processamento tinha uma estrutura muito simular às dos processadores mais básicos que actualmente utilizamos nas nossas calculadoras de bolso. Tinha 20 registos de dez dígitos cada, onde se podiam efectuar somas, subtracções, multiplicações, divisões e raízes quadradas. Para o programar era necessário uma grande quantidade de pessoas que percorriam as longas filas de interruptores dando ao ENIAC as instruções para calcular. Existia uma equipa de 80 mulheres na Universidade da Pensilvânia cuja função era calcular manualmente as equações diferenciais necessárias para os cálculos de balística. O exército chamava a função destas pessoas: computadores.Quando o ENIAC ficou pronto 6 mulheres computador foram escolhidas para testarem a nova máquina. Curiosamente, o termo deixou de estar associado as pessoas que operavam a máquina para dar nome a máquina propriamente dita, uma vez que de facto a máquina passou a realizar as contas que antes eram realizadas por essas pessoas.
O ENIAC torna-se absurdo e economicamente inviável de manter após 10 anos de operação, tendo sido desmontado. Hoje encontram-se peças do ENIAC por muitos museus do mundo, incluindo o Smithsonian em Washington D.C. e no local preciso onde foi construído, na Moore School for Electrical Engineering da Universidade da Pensilvânia.
O ENIAC serviu de inspiração para muitos outros computadores que se seguiram. Em 1955, um computador já só pesava 3 toneladas e consumia 50 watts de potência. Uma máquina destas podia realizar 50 multiplicações por segundo.
Os primeiros computadores só estavam ao alcance de grandes empresas ou instituições que tinham necessidades de cálculo muito exigentes e que possuíam condições económicas para tão grande investimento.
Mais tarde, com o desenvolvimento dos transístores criaram-se de máquinas mais rápidas, pequenas e mais baratas. Os transístores passaram a ser a base da electrónica, seguindo-se a construção de circuitos cada vez mais pequenos de modo a que possam ser mais leves e a gastar menos energia, por terem menos superfície para a dissipação de energia por calor. Esta miniaturização permitiu que se tivesse a mesma capacidade de cálculo de um ENIAC na palma de uma mão. A diminuição do tamanho fez também diminuir a quantidade de energia necessária e o custo caiu, levando à produção em série dos novos processadores.
Em 1977 uma calculadora manual pesava menos de meio quilo e consumia meio watt e podia realizar 250 multiplicações por segundo, hoje uma calculadora pesa poucos gramas podendo ser incorporada em réguas ou agendas, funciona até a energia solar.
Um Pentium a 150Mhz é capaz de realizar 300 milhões de somas por segundo, enquanto o ENIAC apenas conseguia realizar 5000.A memória do ENIAC apenas permitia guardar 200 bits, enquanto qualquer computador tem pelo menos 128 Mbytes, ou seja, 1 073 741 824 bits.
Na década de 70 os computadores começaram a ter preços cada vez mais acessíveis. Em 1981 a IBM lançou no mercado o PC (Personal Computer). O PC distinguia-se das máquinas existentes até então por estar dirigido a utilizadores individuais que poderiam passar a ter na sua secretária uma máquina para uso exclusivo, quando até aí esse conceito não existia...

(Vejam este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=q_OpQhX9Fi4&feature=related)

O PC tinha uma arquitectura aberta, ou seja, qualquer fabricante poderia criar peças adaptáveis aquela máquina dando-lhe uma funcionalidade mais especializada, o que até aí era sempre privilégio reservado para o fabricante do computador. Assim o PC passou a ser o standard de facto na indústria.
Uma regra estatística que se tem verificado desde a invenção do primeiro computador é a Lei de Moore que diz: “A cada 18 a 24 meses é lançada uma nova tecnologia que permite que os computadores dupliquem o desempenho”.
Para concluir, deixamos-vos uma barra cronológica:)




1941
Resultado da 2a Guerra Mundial, o computador Z3, construído pelos alemães, tinha como principal função a codificação de mensagens. Porém foi destruído em Berlim nos deixando pouquíssimas informações.



1943
Assim como os alemães, os ingleses também foram em busca de tecnologias para decifrar códigos secretos construindo então, o Colossus (Serviço de Inteligência Britânico). Possuindo dimensões gigantescas, o Colossus funcionava por meio de válvulas chegando a processar cerca de 5 mil caracteres por segundo ele foi inventado por Alan Turing.



1944
O Mark I (Howard Aiken) foi o primeiro computador eletromecânico construído. Bastante diferente dos computadores atuais, o Mark I possuía 18 metros de comprimento, dois metros de largura e pesava 70 toneladas. Era constituído por 7milhões de peças móveis e sua fiação alcançava 800 Km. Com a chegada dos computadores electrónicos o Mark I logo foi substituído.·


1945
John von Neumann, engenheiro matemático húngaro e naturalizado americano desenvolveu um projecto de computador baseado na lógica, com armazenamento electrónico da informação e de dados de programação. O computador processaria os dados de acordo com as necessidades do usuário, ou seja, as instruções não viriam pré-determinadas. Mais tarde esse computador foi construído recebendo o nome de Edvac.
O primeiro BUG de computador é relatado pela Oficial Naval e matemática Grace Murray Hopper, o BUG era uma traça dentro do computador.










1946
John W. Mauchly e J. Prester Eckert Jr., junto com cientistas da Universidade da Pensylvânia, construíram o primeiro computador electrónico, conhecido como ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Calculator). O ENIAC possuia aproximadamente 18 mil válvulas, pesava 30 toneladas e chegava a consumir 150 KW. Em contrapartida superava em mil a velocidade dos outros computadores, chegando a realizar 5 mil operações por segundo.



1947
Presper Eckert e John Mauchly, pioneiros na história da informática, fundaram a Cia. Eckert-Mauchly Computer Corporation, com o objectivo de fabricar máquinas baseadas em suas experiências como o ENIAC e o EDVAC.·


1948
Primeiro computador comercial é inventado, chamado de UNIVAC.
John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley da Bell Labs patentearam o primeiro transístor.



1949
Thomas Watson Jr. em uma palestra em um encontro de vendas da IBM prenunciou que todas as partes móveis em máquinas seriam substituídas por componentes electrónicos em uma década.



1951
O Univac foi o primeiro computador comercializado. Projectado por J. Presper Ecker e John Mauchly, executava 1905 operações por segundo e seu preço chegou a US$1 milhão.



1952
Heinz Nixdorf fundou a Cia. Nixdorf Computer Corporation, na Alemanha. Ela permaneceu como uma corporação independente até a sua união com a Siemens, em 1990.·


1953
A Internation Business Machines lança seu primeiro computador digital, o IBM 701. Como primeiro computador da marca comercializado, foram vendidas 19 máquinas em três anos


1954
O gênio da matemática Alan Turing publicou o livro "On Computable Numbers" propondo questões significativas sobre programação e inteligência humana. Utilizou suas aplicações de lógica no desenvolvimento do conceito de máquina Universal.
A Texas Instruments anunciou o início da produção dos transístores.



1955
Anunciado pelos laboratórios AT&T Bell, o Tradic foi o primeiro computador transistorizado, possuindo aproximadamente 800 transístores no lugar dos antigos tubos de vácuo, o que lhe permitia trabalhar com menos de 100 Watts de consumo de energia.










1956
No MIT (Massachussets Institute of Technology) pesquisadores começaram a testar entrada de dados em teclados de computadores.
No mesmo lugar começaram os testes com o primeiro computador com transístores o TX-O(Transistorized Experimental computer).



1957
Um grupo de engenheiros liderados por Ken Olsen deixaram o laboratório Lincon do MIT e fundaram a Digital Equipment Corporation. Neste ano também foi descoberta uma nova linguagem: a Fortran, que permitia ao computador executar tarefas repetidas a partir de um conjunto de instruções


1958
Jack Kilby criou o primeiro circuito integrado na Texas Instrument para provar que resistores e capacitores poderiam existir num mesmo pedaço de material semicondutor. Seu circuito era formado por uma lasca de germânio e cinco componentes ligados por fios. A NEC do Japão construiu o primeiro computador electrónico do Pais, o NEAC.



1959
A serie 7000 de mainframes IBM foi a primeira de computadores transistorizados da companhia. No topo da linha de computadores estava o 7030, também conhecido como STRETCH. Sete computadores, os quais usavam palavras de 64 bits e outras inovações, foram vendidos para laboratórios nacionais e outros usuários científicos. L.R. Johnson foi o primeiro a usar o termo "arquitectura" para descrever o STRETCH.



1960
Desenhado o Dataphone, primeiro modem comercial, especificamente para converter sinais digitais de computador em sinais analógicos para a transmissão através de suas redes de longa distância. Uma equipe liderada por vários fabricantes de computadores e o Pentágono desenvolveram o COBOL, Common Business Oriented Language, a primeira linguagem voltada para o uso em programação. A IBM cria a primeira fábrica em massa de transístores em Nova York.




1961
Criado o UNIMATE, primeiro robo industrial que entrou em operação na GM. Sua função era empilhar pedaços de metais quentes, que era executada sem problemas.



1962
Os estudantes do MIT Slug Russel, Shag Graetz e Alan Kotok escreveram o SpaceWar!, considerado o primeiro jogo interactivo de computador. O jogo oferecia gráficos interactivos que inspiraram os vídeo games futuros.



1963
ASCII - American Standard Code for Information Interchange - permitiu que máquinas de diferentes fabricantes trocassem dados entre si.
A Digital Equipament vende o primeiro minicomputador. .
Douglas Engelbart recebe a patente do primeiro mouse para computador


1964
Thomas Kurtz e John Kemeny, professores do DartMouth College, criaram o BASIC, uma linguagem de programação de fácil aprendizagem. O DCC's 6600, projetado por Seymour Cray, executava até 3 milhões de operações por segundo e tinha velocidade de processamento três vezes maior que a do seu concorrente. Foi o mais rápido até a chegada de seu sucessor, em 1968, o CDC 7600. 1965.
Gordon Moore diz que os circuitos integrados irão dobrar em complexidade a cada ano.



1965
A DEC introduziu o PDP-8, o primeiro minicomputador comercializado com sucesso. Ele era vendido a US$ 18 mil.








1966
A Hewlett-Packard entrou no negócio de computadores para uso geral com seu HP-2115 oferecendo um alto poder de processamento, encontrado somente em computadores de grande porte. Ele suportava uma grande variedade de linguagens, entre elas BASIC, ALGOL e FORTRAN
A IBM apresenta o primeiro disco de armazenamento, o IBM RAMAC 305.Tinha a capacidade de 5 MB.



1967
Seymour Papert desenhou o LOGO como se fosse uma linguagem de computação para crianças. Inicialmente como um programa de desenho, o LOGO controlava as ações de uma 'tartaruga' mecânica, que traçava sua trilha com caneta em um papel.
IBM controi o primeiro floppy disk.
Robert Noyce e Gordon Moore a Intel Corporation.



1968
A Data General Corporation, companhiia criada por um grupo de engenheiros que deixaram a DEC, introduziram o NOVA. Com 32 KB de memória, era vendido por US$8 mil. A arquitectura simples do conjunto de instruções inspiraram o Apple I, de Steve Wozniak, oito anos mais tarde.
Robert Noyce, Andy Grove e Gordon Moore fundam a Intel.



1969
Programadores dos laboratórios AT&T Bell, Ken Thompson e Denis Richie desenvolvem o UNIX, primeiro sistema operacional que poderia ser aplicado em qualquer máquina. Ainda neste ano, o exército americano interligou as máquinas da Arpanet, formando a rede que originaria a Internet.




1970
O SRI Shakey foi o primeiro robô móvel internacional controlado por inteligência artificial.
Os protestos contra a guerra do Vietnam atingiram centros de computadores de universidades e na Universidade de Wisconsin, feriram um homem e danificou quatro máquinas.
O Banco Nacional do Sul, em Valdosta, instalou a primeira máquina de caixa automático para seus cidadãos.
A primeira comunicação computer-to-computer expandiu-se quando o Departamento de Defesa Americano estabeleceu quatro pontos para comunicação no ARPANET: Universidade de California-Santa Barbara, UCLA, SRI internacional, e Universidade de Utah.·



1971
O Kenbak-1 foi primeiro computador pessoal anunciado por um cientista americano, por 750 dólares.
Veiculou-se em mídia electrónica a primeira propaganda para um microprocessador, o Intel 4004.
Uma equipe da IBM conduzida por Alan Shugart inventou o disco flexível de 8".



1972
Lançamento do microprocessador Intel 8008.
A Hewlett-Packard, HP, anunciou a HP-35 como "a mais rápida e precisa calculadora eletrônica" com uma memória solid-state similar à de um computador.
Steve Wozniak construiu o "Blue Box", um gerador de tom para realizar atendimentos de telefone.
Nolan Bushnell introduziu Pong e sua nova companhia, a Atari vídeo games.



1973
Robert Metcalfe planejou o Ethernet, método para conexão de rede, no centro de pesquisa da Xerox em Palo Alto, Califórnia.
O TV Typewriter, desenvolvido por Don Lancaster, projectou o primeiro display de informação alfanumérico em um estúdio de TV comum.
O Micral foi o primeiro computador comercial baseado em um microprocessador, o Intel 8008.



1974
Os pesquisadores da Xerox, no centro de pesquisa em Palo Alto, projectaram o ALTO, a primeira estação de trabalho com uma entrada interna para mouse.
Intel e Zilog introduziram novos microprocessadores.
David Silver, do MIT, projectou o braço de prata, um braço mecânico para fazer o conjunto das pequenas peças por meio do feedback dos sensores delicados do toque e da pressão presentes no robô.
Scelbi anunciou o 8H computer, o primeiro computador comercial anunciado nos Estados Unidos baseado no microprocessador Intel 8008.·


1975
A edição de Janeiro do The Popular Electronics anunciou o Altair 8800, baseado em um microprocessador Intel 8080.
Telenet, a primeira rede comercial, equivalente a ARPANET, foi implantada.
O protótipo do módulo de indicador visual (VDM), projetado por Lee Felsenstein, marcou a primeira execução de um indicador vídeo alfanumérico memory-mapped para computadores pessoais.
A Tandem Computers lançou o Tandem-16, o primeiro computador fault-tolerant para transacção on-line de processos.
Lançado também o Imsai 8080 produzido pela IMS Associates, ele foi feito com a mesma estrutura de BUS do altair 8800








1976
Steve Wozniak projetou o Apple I, o primeiro computador single-board.
The Cray I notabilizou-se como o primeiro processador vectorial comercial.
Gary Kildall desenvolveu o CP/M, um sistema operacional para computadores pessoais.



1977
O Commodore PET (Personal Eletronic Transactor) foi o primeiro de diversos computadores pessoais que surgiram neste ano.
O Apple II tornou-se um sucesso no seu lançamento, em 1977, pelas suas características: circuito impresso em sua placa-mãe, fonte de alimentação, teclado e cartuchos para jogos.
No primeiro mês após seu lançamento, o computador pessoal Tandy Radio Shack's, o TRS-80, vendeu no primeiro ano 10 mil unidades, mais do que as 3 mil projectadas pela companhia.
O governo dos Estados Unidos adoptou o padrão de encriptografia de dados da IBM, a chave para destravar mensagens codificadas, que servem para proteger os dados confidenciais dentro de suas agências.
Também nesse ano foi lançado o SOL um computador de fácil uso que só necessitava de uma monitor e isso atraiu muita gente pelo fácil acesso.



1978
O VAX 11/780, da Digital Equipment Corporation, caracterizou-se por ser uma máquina capaz de processar até 4.3 gigabytes de memória virtual, provando ser mais rápido dos minicomputadores da época.
O disco flexível de 5 ¼" transformou-se na medida padrão de software para computadores pessoais, logo após que a Apple e o Tandy Radio Shack's introduziram seus softwares para este formato.



1979
O microprocessador 68000, da Motorola, mostrou-se muito mais veloz do que os microprocessadores da época.
Os programadores Daniel Bricklin e Robert Frankston, da Universidade Harvard, desenvolveram o VisiCalc, programa que tornou os computadores comerciais em computadores pessoais.
Carver Mead, professor do Instituto de Tecnologia da Califórnia, e Lynn Conway, cientista da Xerox Corporation, escreveram um manual sobre o projeto de um chip, chamado "Introduction to VLSI Systems."



1980
A Seagate Technology desenvolveu o primeiro Hard Disk Drive para microcomputadores.
O disco armazenou cinco megabytes de dados, cinco vezes mais que a maioria dos discos comuns da época.
Desenvolvido pela Philips, o primeiro disco óptico de armazenamento de dados tinha uma capacidade de armazenamento 60 vezes maior do que um disco flexível de 5 ¼".
John Shoch, do centro de pesquisa da Xerox, em Palo Alto, inventou o computador "Worm" habilitado com um programa de alto desempenho na busca de informações.




1981
A IBM introduziu seu PC, proporcionando rápido crescimento do mercado de computadores pessoais.
O MS-DOS (Microsoft Disk Operating System) foi o software básico lançado para o PC da IBM, estabelecendo uma longa parceria entre a IBM e a Microsoft.
Adam Osborne desenvolveu primeiro computador portátil, o Osborne I.
A Apollo Computer desenvolveu a primeira estação de trabalho, a DN100, com capacidade superior à de muitos minicomputadores por valores equivalentes.



1982
Mitch Kapor desenvolveu o Lotus 1-2-3, software direccionado para o IBM PC.
A revista Time provocou euforia em sua tradicional eleição do "Homem do Ano" ao indicar um COMPUTADOR como a "Máquina do Ano".
O uso de gráficos gerados em computadores para filmes deu grande passo através da realização do filme "Tron", lançado pela Disney.·


1983
O primeiro computador pessoal com interface gráfica foi desenvolvido pela Apple.
A Compaq Computer Corporation introduziu seu primeiro PC, que usava o mesmo software que o PC da IBM.
A Microsoft anunciou o processador de textos Word, chamado anteriormente de Multi-Tool Word.
Também anunciou o lançamentodo Windows.
O MIDI (Musical Instrument Digital Interface) foi introduzido na primeira mostra North American Music Manufactures, em Los Angeles.



1984
A Apple Computer Corporation lançou o Macintosh, o primeiro computador com mouse e interface gráfica, com valor comercial de US$ 1,5 milhões de dólares, durante a decisão do campeonato de Super Bowl americano.
O diskette de 3 ½", ou "microfloppy", foi amplamente aceito, ajudado pela decisão da Apple Computer de integrar seu uso no novo Macintosh.
A IBM divulgou seu PC Jr. e o PC-AT. O PC Jr. Fracassou, mas o PC-AT, várias vezes mais rápido que o PC original e baseado na plataforma Intel 80-286, tornou-se um sucesso devido a sua ótima performance e grande capacidade de armazenamento, todos esses recursos por aproximadamente US$ 4 mil.
William Gibson, em seu livro Neuromancer, inventou o termo "Cyberspace.”·


1985
A Internet ganhou suporte quando o National Science Foundation estruturou o NSFNET ligando cinco supercomputadores nas Universidades de Princeton, Pittsburgh, Califórnia, Illinois e Cornell.
Com capacidade para armazenar 550Mb de informações, os novos CD- ROMs expandiram o mercado de CDs de música.
A Aldus anunciou o programa PageMaker para o uso em computadores Macintosh, mostrando seu interesse em Desktop Publishing.
Dois anos mais tarde, a Aldus desenvolveu a versão para IBMs e computadores compatíveis.
A linguagem de programação C++ surgiu e dominou a indústria de computadores quando Bjarne Stroustrup publicou o "The C++ Programming Language."








1986
David Miller, da AT&T Bell Labs, patenteou o transitor óptico SEED (Self-ElectroOptic-Effect Device), um componente digital para computadores.
Daniel Hillis, da Thinking Machines Corporation, impulsionou a inteligência artificial quando desenvolveu o conceito compacto de conexão paralela.
A IBM e a MIPS desenvolveram as primeiras estações de trabalho PC/RT e R2000 baseadas em RISC.
A Compaq acabou com a IBM no mercado quando anunciou o Deskpro 386, o primeiro computador no mercado a usar o novo processador Intel 386.



1987
A Motorola desenvolveu o microprocessador 68030.
A IBM introduziu os computadores PS/2, fabricados com drives de 3 ½".
William Atkinson, engenheiro da Apple, projectou HyperCard, um software que simplificava o desenvolvimento de aplicações domésticas.



1988
O Co-fundador da Apple, Steve Jobs, deixou a Apple para fundar a sua própria companhia, a NeXT.
A Compaq e outros fabricantes de PC desenvolveram a EISA (Enhanced Industry Standart Architecture), uma arquitectura padrão.
Pixar's "Tin Toy" tornou-se o primeiro filme feito em computador a ganhar um prêmio da Academia, o Oscar, por melhor desenho animado de curta-metragem.
Robert Morris enviou um vírus através da Internet, que causou problemas para aproximadamente 10% do 60 mil usuários da rede.·


1989
A Intel lançou o microprocessador 80486 e o i860 RISC/coprocessor chip, cada um contendo mais de 1 milhão de transístores.
A Motorola anunciou o microprocessador 68040, com aproximadamente 1,2 milhão transístores.
A Maxis lançou o SimCity, um jogo de video game que utilizava uma série de simuladores. A cidade de Sim é usada frequentemente em ambientes educacionais.
O conceito da realidade virtual foi o tópico principal na convenção de Siggraph's, realizada em Boston, Massachussets.·


1990
A Microsoft anunciou o Windows 3.0, no dia 22 de Maio.
Compatível com o DOS, a primeira versão do Windows oferecia satisfação e performance aos usuários de PC.
A World Wide Web nasceu quando Tim Berners-Lee, um pesquisador do CERN, desenvolveu o HTML (HiperText Markup Language).



1991
O Power PC da aliança IBM, Motorola, e Apple é apresentado em Julho.
Pesquisas da Cray revelam o Cray Y-MP C90 com 16 processadores e uma velocidade de 16 Gflops.



1992
DEC apresenta o primeiro chip a implementar a arquitectura RISC Alpha 64-bit. (foto ao lado)
Em Março de 1992, o primeiro audio multicast M-bone é transmitido pela Net. Após gerar uma enorme preocupação, o vírus Michelangelo resulta em um estrago de pequenas proporções.



1993
Apple apresenta Newton, o primeiro PDA(personal digital assistant).
O Pentium da Intel é apresentado em março. (foto ao lado) Estudantes Students e o pessoal da National Center for Supercomputing Applications da Universidade de Illinois desenvolvem uma interface gráfica para navegação pela Internet chamada NCSA Mosaic.·


1994
Leonard Adleman da University of Southern Califórnia demonstra que o DNA pode ser um meio computacional.
Jim Clark e Marc Andreesen fundam a Netscape Communications (originalmente Mosaic Communications).
O primeiro browser da Netscape torna-se disponível e cria rapidamente um crescimento de "surfistas" da Web.



1995
Toy Story é o primeiro filme de longa metragem inteiramente gerado por computador. Windows 95 é lançado em 24 de Agosto com uma grande onda de marketing. A linguagem de programação Java , revelada em maio, permite o desenvolvimento de aplicações independentes de plataformas. “Duke” é o primeiro applet.·


1996
O Pentium Pro da Intel é apresentado.
A IEEE Computer Society celebra seus 50 anos de aniversário.·


1997
O Netscape Navigator 2.0 é lançado. Foi o primeiro browser com suporte para JavaScript.
A Intel lança o processador Pentium de 150,166 & 200 MHz.Eles tem o equivalente a 3.3 milhões de transístores.
O IBM Deep Blue, foi o primeiro computador a ganhar do campeão mundial de xadrez Gary Kasparov em um jogo.·


1998
É lançado o processador Pentium II 333 MHz que é mais rápido que o antigo.
É lançado o Windows 98 pela Microsoft de Bill Gates.








1999
0 Linux é lançado. O número de pessoas que usam LINUX é estimado em mais de 10 milhões.



2000
AMD lança o AMD de 1GHz. Intel lança uma quantidade limitada do Pentium III.
É decretado pela Embratel o fim do TELEX.



2001
O Linux Kernel é lançado.
Lançado o Windows XP.



2002
A Ebay compra o sistema de pagamento PAYPAL um dos mais usados na internet.



2003
Morre Eugene Kleiner, um dos fundadores da Fairchild Semiconductors.



2004
A empresa americana COMCAST compra a TECHTV para formar a G4TechTV

Como vêem uma coisa que é banal hoje em dia, há alguns anos atrás não o era. Se não fossem estas pessoas que contribuíram para formar o computador em que estás neste momento, o tempo que passas no computador, não existiria. Se podíamos viver sem o computador? Poder podíamos, mas não era a mesma coisa;-).
Beijinhos e até a próxima :)!!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Evolução dos telemóveis



Olá! Como prometido, trazemos hoje um resumo da nossa primeira pesquisa.

Hoje vamos falar um pouco da evolução deste aparelho que é uma parte indispensável da nossa vida, mas que há cerca de 10 anos atrás era um luxo a que só alguns tinham acesso.

O primeiro Telemóvel foi criado em 1956, conhecido naquela época, como sistema automático de telefone móvel . Este modelo da Ericsson era usado em automóveis e embarcações, pesando 40 kg.




Quanto a telefones pessoais, o primeiro a ser comercializado foi o Motorola DynaTac 8000X, que media mais de 30 cm, pesava quase 1 kg, a sua bateria permitia 1 hora de conversação e a memória armazenava 30 contactos. Não era exactamente bonito, mas permitia comunicação móvel – ao menos para quem conseguisse carregá-lo. Era um telefone de 1ª geração e apenas permitia fazer chamadas, mas com pouca qualidade e muitas interferências.



Este problema corrigiu-se com a segunda geração de telemóveis, graças ao GSM (Global System for Mobile). Foi com esta geração que se tornou possível fazer chamadas a partir do estrangeiro.
Foi também nesta altura que surgiram as SMS (Short Message Service), que revolucionaram as comunicações, permitindo o envio de pequenas mensagens de texto entre utilizadores de telemóveis. A primeira mensagem escrita foi enviada em Dezembro de 1992 de um computador pessoal para um telefone celular da rede Vodafone GSM, no Reino Unido. Como este é um serviço de mensagens curtas, é muito comum utilizarem-se abreviaturas (por exemplo, k em vez de que!) - estas, além de pouparem caracteres, tornam a escrita das mensagens ainda mais rápida. Também é comum os utilizadores deste serviço utilizarem os símbolos de pontuação para representarem emoções - tristeza, alegria ou mesmo uma gargalhada à semelhança do que acontece nos chats da Internet ou nos emails. Assim, esta funcionalidade tornou-se uma das mais populares dos telemóveis.
O envio de mensagens tornou-se mais abrangente com o tempo, permitindo o envio de imagens, logotipos ou melodias. Isto numa altura em que surgiam os toques monofónicos e mais tarde os polifónicos, gerou um fenómeno de consumo, devido a variedade de melodias disponíveis.
Mais tarde, generalizaram-se as camaras nos telemóveis (actualmente há modelos com câmaras de 5 megapíxeis) bem como a melhoria das funções de multimédia (vídeos, jogos, toques reais, aparecimento dos leitores de MP3 nos telemóveis) nestes aparelhos. Surgiram as MMS (Multimedia Messaging Service), passa a ser possível usar GPS e usar a internet nos telemóveis e desde aí a evolução não tem parado nem dá sinais de o fazer num futuro próximo.
Esperamos que tenham achado esta informação interessante:)
Adeus e não percam o próximo post!! :D

domingo, 8 de novembro de 2009


Quando nos apresentamos a alguém, normalmente começamos pelo nome. Ora bem, sendo assim, começo por dizer que me chamo Lígia. Porquê? Não sei, mas gosto do nome. Apesar de ter 17 anos, lembro-me de mim desde o infantário.
Lembro-me de não gostar de pintar, talvez por não ter jeito para as artes.
Cresci. Não só as minhas pernas e braços, como também a minha maneira de ser se modificou.
Hoje em dia, gosto de sair com os amigos: adoro passear, ir ás compras…
Mas mais do que tudo, adoro comer chocolate. Sendo diferente, acho que sou igual a todas as raparigas da minha idade.
O que me aborrece? Pessoas falsas e mentirosas.
Acho que se as pessoas fossem como o pinóquio resolveria muitas situações!
Quanto à comida, e como não posso apenas comer chocolate, prefiro arroz de pato e carne de porco à alentejana, do que peixe. Estes, bem que podiam ficar no mar… Por falar em mar, a sua cor azul acalma-me e faz-me sonhar. Acho que o azul é mesmo a minha cor favorita.
Gosto muito de ler, ouvir música, cantar, dormir.
A minha disciplina favorita é… São todas, gosto de todas e nenhuma em especial.
Ao contrário dos meus colegas de trabalho, nunca joguei nenhum tipo de videojogo, por isso este trabalho vai ser um desafio para mim, sendo por isso, interessante :)

Olá! O meu nome é Fábio, tenho 17 anos e vivo no Casal Novo.Pode-se dizer que sou um rapaz normal, divertido, talvez um pouco preguiçoso (tem dias), que acima de tudo gosta de se divertir.O meu signo é Escorpião, sim eu sei nem sempre é conhecido como o melhor dos signos mas sabem que mais? - Eu gosto.

Nos meus tempos livres gosto de sair com os amigos, ir ao cinema, gosto de jogar computador, ver televisão, jogar Playstation, ou seja, um rapaz de tecnologias! Mas por outro lado também pratico natação, gosto muito de desportos e sou escoteiro.

Penso que para ser feliz é precisa uma combinação de várias coisas, eu por um lado acredito que essas coisas são essencialmente as amizades, os convívios e estar integrado no meio onde vivemos, por isso considero-me feliz.

No que toca á escola as minhas disciplinas preferidas são Educação Física, visto que das outras não há nenhuma que se destaque pelo menos por agora.

Acabo assim a minha apresentação, que espero eu ter sido esclarecedora.

Boas, sou a Catarina mas os meus amigos e até família tratam-me por Cata Or Shane (longa história) mas digamos que tenho uma alcunha para a minha alcunha que é Cata.
Tenho 17 anos, sou do signo peixes e sou do Sporting. Adoro desportos colectivos, se bem que existam algumas excepções como o Badmington e o Boxe. Também gosto muito de ver Anime (desenhos animados japoneses) e de jogar videojogos.
Passar tempo com os amigos é algo fundamental para mim.
E Visitas de Estudo são do melhor!
Curiosidades:
· Meço 1 metro e setenta centímetros.
· Calço o 43.
· Já fui escoteira.
· Tenho 2 irmãos.
· Adoro História, Psicologia e Educação Física


Adeus e beijinhos!

Olá, eu sou o Bruno e tenho 17 anos.
Pode-se dizer que sou um rapaz normal. Gosto de ir ao cinema (adoro filmes de comédia, mas os melhores para se ver no cinema são sem dúvida os de terror), passear, ler, passar horas no PC, ouvir música, especialmente Rock, dormir até tarde e estar com as pessoas de quem gosto. Por outro lado, detesto fofoquices, estudar, sentir-me muito pressionado, levantar-me cedo, estar muito tempo sem contacto com alguém de quem gosto, sentir que perco o meu tempo com alguma coisa e... peixe.
Adoro desporto, especialmente desportos de combate. Já pratiquei Judo durante 9 anos e actualmente pratico Kickboxing e Muay Thay. As pessoas normalmente dizem que isso (Kickboxing, Boxe, etc.) são desportos sem interesse nenhum e que consistem apenas em dois tipos à batatada e é só violência e por aí fora, mas eu adoro-os, pois para além da emoção incrível que proporcionam, têm tudo a ver com dedicação, sacrifício, respeito enorme pelos outros e autonomia e não me imagino a praticar outra coisa.
Na escola, sou bom aluno, embora me distraia muito e não goste nada de estudar. Só tenho pena de não ter Inglês este ano. É sem dúvida a minha especialidade (tive 19) e o mais engraçado é que aprendi tudo não na escola mas a ver desenhos animados (viva a televisão!!!). Curiosamente sou um bocado fraquinho a Português…
Em relação às tecnologias, uso de tudo e mais alguma coisa, especialmente computador e Internet, obviamente. Posso passar muitas horas no computador e não me aborrecer minimamente, pois arranjo sempre alguma coisa para fazer: jogar, ler o jornal, falar no Messenger, ir ao Youtube, ver um filme de vez em quando, etc., ah e fazer pesquisas, pois, convém dizer isto. Depois de um dia inteiro de aulas, estudo, TPCs, treinos e viagens de autocarro para aqui e para ali (são tão chatas, meu Deus), pode-se dizer que aquelas horinhas à noite no computador são o meu momento Zen do dia.
Quanto a jogos, é óbvio que adoro jogar, mas não diria que sou um viciado em jogos nem nada disso. Dificilmente passo mais de duas horas seguidas no mesmo jogo, ou seja, nada de especial. Prefiro ir fazendo várias coisas pois assim nunca me aborreço.

sábado, 7 de novembro de 2009

Apresentação

Olá a todos.
Nós somos o Bruno, a Catarina, o Fabio e a Lígia e somos alunos da turma 12ºI da Escola Secundária da Ramada.
Somos um dos grupos de Área de Projecto e o nosso tema é (como o nome do Blog indica) "A Sociedade Tecnológica". Fizemos esta escolha por ser um tema actual e por ter um papel muito importante no nosso dia-a-dia.
Foi exactamente no âmbito deste trabalho de Área de Projecto que decidimos criar este Blog. Ao longo do ano lectivo, este Blog será actualizado semanalmente (aos Sábados) e aqui iremos registar o desenvolvimento do nosso projecto, promover alguns dos eventos que vamos realizar e também colocar aqui o produto final das pesquisas que vamos fazer, pois queremos que este Blog seja útil para os leitores (e já agora mostrar à Professora que não andamos à sombra da bananeira...). A primeira pesquisa sera disponibilizada já na próxima semana.
Para já, deixamos uma apresentação individual de cada elemento do grupo, para nos conhecerem melhor.
Posto isto, despedimo-nos por agora e até para a semana!