sábado, 30 de janeiro de 2010

As microondas e os microondas

O "microondas" ou "forno de microondas", cuja designação é a mais correcta, é um aparelho que pertence à categoria dos electrodomésticos. A sua função é aquecer alimentos e refeições de uma forma bastante rápida, cómoda e eficiente e fá-lo através de ondas electromagnéticas (microondas) pois provocam a excitação molecular da água existente nos alimentos, provocando calor, que os aquecem.

Percy Spencer trabalhava na Raytheon, uma empresa ligada à inovação electrónica, quando teve a ideia de usar as microondas para cozinhar alimentos. Esta ideia surgiu quando reparou que uma barra de chocolate que mantinha no seu bolso, tinha derretido devido a estar próximo de um radar (os radares emitem microondas). A primeira fonte de alimento cozinhada experimentalemente com microondas foi pipocas. Esta experiência apresentou resultados positivos. Pelo contrário, a segunda experiência, que constituia a cozedura de um ovo de dentro para fora, usando as microondas, foi alvo de complicações, visto que o ovo acabou por ceder à pressão, explodindo. Em 1947, a Raytheon produziu e comercializou o primeiro forno microondas, o Radarange (Forno-Radar). Media 1,70 metros de altura e pesava 340 kilos. Em comparação com os fornos microondas actuais, o Radarange era três vezes mais potente.

As descobertas e os inventos relacionados com as microondas revolucionaram o Mundo. É possível comprar refeições pré-cozinhadas e, em apenas 5 minutos, acabar a sua preparação.

Hoje em dia, até há quem diga que o forno microondas é o melhor amigo do Homem, roubando o lugar ao cão. O forno microondas dá-nos uma série de vantagens: poupamos mais tempo que, normalmente, usaríamos a cozinhar, podemos aquecer mais cómoda e rápidamente a comida e é simples de utilizar. Nos dias de hoje, é raro encontrar alguma habitação que não tenha um forno destes, sendo considerado um electrodoméstico bastante importante numa habitação, tal como uma máquina de lavar roupa.


Fig. 1 - Forno Microondas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Plano de Período

Olá de novo! Bem, para esta semana, tínhamos vários temas muito interessantes em mente para fazer este post. Infelizmente, tínhamos também um não tão interessante teste de História na Segunda-Feira com umas não tão interessantes 100 páginas de matéria, pelo que o próximo tema de pesquisa terá que ficar para outra altura.
Em vez disso, decidimos deixar aqui uma pequena síntese daquilo que será feito este período no âmbito do nosso projecto e neste Blogue em particular.
Em primeiro lugar, faremos finalmente um questionário (que andamos a preparar há algum tempo) à comunidade escolar, questionário esse que também será colocado neste Blogue para os nossos leitores.
Também neste Blogue continuaremos a colocar novos episódios da nossa série "MegaByte Me". Quanto a esta série, esperamos que os nossos proximos episódios fiquem cada vez melhores, pois apesar dos comentários positivos que temos recebido, a verdade é que algumas partes e piadas do 1º episódio podem não fazer grande sentido para quem não é da nossa turma.
Finalmente, continuaremos também a colocar semanalmente posts com resumos de vários temas relacionados com a tecnologia.
Agora que já falámos do Blogue, passemos aos eventos que realizaremos na escola.
Nos dias 23, 24 e 25 de Fevereiro, faremos na escola uma exposição de aparelhos tecnológicos a que chamaremos "O Passado e o Presente das Tecnologias". Teremos vários aparelhos modernos e também mais antigos, de forma a mostrar a evolução da tecnologia ao longo dos anos. Colocaremos mais detalhes sobre esta exposição em breve.
Em Março, temos uma prenda para os fãs de videojogos: vamos realizar uma série de torneios de consola no bar da escola! Os jogos a serem utilizados ainda não estão definidos, mas vão estar em breve. A propósito disso, pedimos aos nossos leitores que forem alunos da nossa escola que deixem um comentário a este post, sugerindo um jogo que gostassem de ver utilizado num dos nossos torneios. Finalmente, é importante referir que no fim de cada torneio haverá um prémio para o vencedor!
E pronto, é isto! Bom, agora vou-me embora tenho que ler a maldita matéria de História pela 45375ª vez. Até para a semana!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Rádio !!!

Queridos e respeitados leitores (ok, se calhar o queridos era escusado) , escrevo-vos hoje numa sexta-feira porque no fundo não me apetece escrever no sábado. Para aqueles mais curiosos, não me apetece escrever no sábado porque neste grupo respeita-se os fins de semana ( ou vai-se tentando não é ? ) e para além disso possuo algo importante para fazer... Estudar --' Agora deixando o mini-desabafo e passando a coisas sérias : VAMOS FALAR DA RÁDIO !!! :D
A rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de informações previamente codificadas em sinal electromagnético que se propaga através do espaço.
Uma estação de radiocomunicação é o sistema utilizado para executar contatos à distância entre duas estações, ela é composta basicamente de um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicação, de uma linha de transmissão e da antena propriamente dita. A este sistema se dá o nome de sistema irradiante.
Segundo alguns autores, a tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marcoini, no fim do século XIX, mas a Suprema Corte Americana concedeu a Nikola Tesla o mérito da criação do rádio, tendo em vista que Marconi usara 19 patentes de Tesla em seu projeto.Na mesma época em 1893, no Brasil, o padre Roberto Landell de Moura também buscava resultados semelhantes.



As primeiras Radioemissões

O Início da história do rádio foi marcado pelas transmissões radiofónicas, sendo a transcepção utilizada quase na mesma época. Consideram alguns que a primeira transmissão radiofónica do mundo foi realizada em 1906 , nos EUA por Lee de Forest experimentalmente para testar a válvula tríodo, mas no entanto alguns jornalistas da Rádio Vaticano afirmam que foi em São Paulo que se deu a primeira transmissão em absoluto:
"LA CITÁ DE SAN PAOLO É TESTIMONE DELLE PRIME TRANSMISSIONE
E RICEZIONE DI ONDE ELETROMAGNETICHE E LUMINOSE. LE PRIME
IN ASSOLUTO".
No Brasil, a primeira transmissão radiofónica oficial foi realizada no dia 7 de Setembro de 1922, em que o presidente Epitácio Pessoa, acompanhado pelos reis da Bélgica, Alberto I e Isabel, abriu a Exposição do Centenário no Rio de Janeiro. O discurso de abertura de Epitácio Pessoa foi transmitido para receptores instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo, através de uma antena instalada no Corcovado. No mesmo dia, à noite, a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, foi transmitida do Teatro Municipal para alto-falantes instalados na exposição, assombrando a população ali presente.

Em Portugal, eram já muitos os que tentavam, às suas custas receber emissões, criando receptores que na maioria dos casos não funcionavam. Mas em tudo há excepções, e um desses curiosos merece o devido destaque, já que conseguiu ultrapassar e vencer a incompreensão e desanimo de muitos, até chegar à montagem de uma verdadeira estação de Rádio.
Abilio Nunes dos Santos foi esse homem. Dirigiu a estação que passaria à história sob a denominação CT1 AA. Em Portugal as primeiras emissões regulares de rádio iniciaram-se a 1 de Março de 1925, tendo como locutor Adriano Lopes Vieira - um radioamador que detinha o código CT1CW.Foi assim que se impulsionou o nascimento da rádio em Portugal, e embora com algumas dificuldades de início acabou por se tornar naquilo que é hoje e que todos nós temos conhecimento. E pronto.. ACABOU!!Até para a semana ;)

sábado, 9 de janeiro de 2010

As Pilhas

Então cá estamos nós para mais um post. Desta vez, será sobre pilhas. Hoje em dia, todos precisamos de pilhas. Seja para os comandos de televisão, para relógios de pulso, para calculadoras, para lanternas entre muitos outros exemplos.

A pilha produz energia eléctrica a partir de uma reacção química. Essa reacção química consiste na interação entre a oxidação e a redução. Cada um destes agentes é posto num lado, oposto ao outro agente (pólo positivo e pólo negativo). Um fio de cobre ou de outro material favorável à propagação de energia eléctrica interliga-os e é essa ligação que faz com que a oxidação e a redução se encontrem. E é esse encontro que produz energia eléctrica.

As pilhas não devem ser confundidas com baterias. A pilha apenas transforma energia química em energia eléctrica, enquanto que a bateria tem a mesma função mas que também pode transformar a energia eléctrica em energia química.

No século XVIII, Alessandro Volta, pôs em prática uma experiência de Luigi Galvani (este senhor realizou estudos sobre a influência que a electricidade tem nos músculos humanos) e descobriu algo curioso. Verificou que, se dois metais diferentes estiverem em contacto um com o outro, um dos metais fica ligeiramente negativo e o outro ligeiramente positivo. Estabelece-se, assim, entre eles uma diferença de potencial, por outras palavras, uma tensão eléctrica. Usando esta experiência como base, concebeu uma pilha, a que deu o nome de pilha voltaica.

Nos dias de hoje, é possível adquirir pilhas recarregáveis. As grandes vantagens é não gastar tanto dinheiro, nem desperdiçar tanto metal e podermos poupar tempo em não ir a uma loja comprar mais pilhas.

Por isso já sabem:

Sempre que possam, comprem e usem pilhas recarregáveis e reciclem sempre as pilhas não-recarregáveis usadas.

Até para a semana!