sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Rádio !!!

Queridos e respeitados leitores (ok, se calhar o queridos era escusado) , escrevo-vos hoje numa sexta-feira porque no fundo não me apetece escrever no sábado. Para aqueles mais curiosos, não me apetece escrever no sábado porque neste grupo respeita-se os fins de semana ( ou vai-se tentando não é ? ) e para além disso possuo algo importante para fazer... Estudar --' Agora deixando o mini-desabafo e passando a coisas sérias : VAMOS FALAR DA RÁDIO !!! :D
A rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de informações previamente codificadas em sinal electromagnético que se propaga através do espaço.
Uma estação de radiocomunicação é o sistema utilizado para executar contatos à distância entre duas estações, ela é composta basicamente de um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicação, de uma linha de transmissão e da antena propriamente dita. A este sistema se dá o nome de sistema irradiante.
Segundo alguns autores, a tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marcoini, no fim do século XIX, mas a Suprema Corte Americana concedeu a Nikola Tesla o mérito da criação do rádio, tendo em vista que Marconi usara 19 patentes de Tesla em seu projeto.Na mesma época em 1893, no Brasil, o padre Roberto Landell de Moura também buscava resultados semelhantes.



As primeiras Radioemissões

O Início da história do rádio foi marcado pelas transmissões radiofónicas, sendo a transcepção utilizada quase na mesma época. Consideram alguns que a primeira transmissão radiofónica do mundo foi realizada em 1906 , nos EUA por Lee de Forest experimentalmente para testar a válvula tríodo, mas no entanto alguns jornalistas da Rádio Vaticano afirmam que foi em São Paulo que se deu a primeira transmissão em absoluto:
"LA CITÁ DE SAN PAOLO É TESTIMONE DELLE PRIME TRANSMISSIONE
E RICEZIONE DI ONDE ELETROMAGNETICHE E LUMINOSE. LE PRIME
IN ASSOLUTO".
No Brasil, a primeira transmissão radiofónica oficial foi realizada no dia 7 de Setembro de 1922, em que o presidente Epitácio Pessoa, acompanhado pelos reis da Bélgica, Alberto I e Isabel, abriu a Exposição do Centenário no Rio de Janeiro. O discurso de abertura de Epitácio Pessoa foi transmitido para receptores instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo, através de uma antena instalada no Corcovado. No mesmo dia, à noite, a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, foi transmitida do Teatro Municipal para alto-falantes instalados na exposição, assombrando a população ali presente.

Em Portugal, eram já muitos os que tentavam, às suas custas receber emissões, criando receptores que na maioria dos casos não funcionavam. Mas em tudo há excepções, e um desses curiosos merece o devido destaque, já que conseguiu ultrapassar e vencer a incompreensão e desanimo de muitos, até chegar à montagem de uma verdadeira estação de Rádio.
Abilio Nunes dos Santos foi esse homem. Dirigiu a estação que passaria à história sob a denominação CT1 AA. Em Portugal as primeiras emissões regulares de rádio iniciaram-se a 1 de Março de 1925, tendo como locutor Adriano Lopes Vieira - um radioamador que detinha o código CT1CW.Foi assim que se impulsionou o nascimento da rádio em Portugal, e embora com algumas dificuldades de início acabou por se tornar naquilo que é hoje e que todos nós temos conhecimento. E pronto.. ACABOU!!Até para a semana ;)

1 comentário:

  1. Prezado: Sou já um estudioso de Landell de Moura, há muitos anos. Tenho formação técnica em eletrônica e estudei com profundidade os aparelhos de Landell patenteados nos EUA. Mantenho um sitio na internet no endereço: http://www.landelldemoura.qsl.br e procurei sempre basear as minhas informações em documentos que possam comprová-los. Nunca vi nenhum documento que fale que as primeiras experiências de Landell teriam sido feitas no Bairro de Medianeira, cujas experiencias de transmissão teriam ocorrido entre Medianeira e o morro de Santa Tereza. Gostaria de saber se tem, ou onde encontrou os documentos que descrevem tal fato.
    Luiz Netto, e-mail bvalumbrosius@yahoo.com.br
    Obrigado pela atenção que possa me dispensar.

    ResponderEliminar